Risco Para a Dentição do Uso do Flúor e de Antibióticos

janeiro 30, 2018 - Ecologia Dental
Risco Para a Dentição do Uso do Flúor e de Antibióticos

Olá!

Hoje eu quero falar com vocês dos riscos para a dentição por uso de alguns medicamentos, o risco do uso desses medicamentos para a dentição.

O flúor é muito efetivo contra a cárie comprovado cientificamente, mas pode ser usado em consultório, pode ser usado em creme dental, em bochecho isso tudo com uma concentração adequada para cada tipo de uso.

O que acontece é que o flúor não pode ser ingerido e muitas pastas de dentes destas feitas para crianças, essas pastas doces tem várias marcas ai que se dizem pastas infantis o que acontece é que é docinho e elas acabam engolindo, muitas vezes na ausência dos pais a criança engole essa pasta como se fosse um doce, uma balinha e essa alta concentração de flúor prejudica muito a dentição, muito mesmo!

Dentes que passaram pelo o processo que é chamado de fluorose, que apresentam o problema de fluorose, eles se transformam em dentes muito frágeis, muito frágeis mesmo não têm resistência nenhuma a carie e acaba sendo uma coisa realmente trágica para a criança, além disso o flúor apresenta outros problemas sistêmicos.  Existem outros pesquisadores que consideram o flúor mesmo como uma substancia que não deve ser utilizada.

Outros medicamentos importantes são as tetraciclinas que é um tipo de antibiótico.  Existe um mito na população geral que antibiótico prejudica os dentes, que deixa os dentes fracos. Segundo os pesquisadores isso não é verdade, o que acontece é que nesse grupo das tetraciclina eles causam manchas, então a criança está em desenvolvimento, os dentes estão em formação, ela tomou tetraciclina esses dentes vão ficar manchado e de acordo com a quantidade eles ficam amarelados, alguns chegam a ficar amarronzados.

Portanto, são medicamentos que não devem ser ingeridos, deve-se evitar uso de tetraciclina em crianças por causa desse fase de desenvolvimento de seus dentes.